O Exame Nacional do Ensino Médio é, atualmente, a forma de ingressão no ensino superior utilizada em todo território nacional. Neste ano de 2016, um novo recorde foi alcançado, onde se registraram 9,2 milhões de inscritos. Foi por ser um serviço tão importante para o país, que os designers Bruno Milczewski e Barbara Borges resolveram propor, em 2014, uma reformulação do ENEM. O objetivo seria torná-lo muito mais focado em seus usuários e a oportunidade oferecida à eles. O projeto foi premiado pela Universidade Positivo como o melhor projeto de design daquele ano.
Os designers constataram a existência de um padrão de notícias negativas em volta da prova. Entre vazamentos de documentos, atrasos que geram desespero, falhas do serviço e escândalos no geral. Através da observação destes processos, ao ver o sofrimento que estava ligado ao serviço, decidiram criar uma solução após definirem quatro principais problemas. Para isso, realizaram diversas pesquisas e entrevistas com alunos, professores, psicólogos e pedagogos.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Todas as questões resultavam em candidatos insatisfeitos. Sendo assim, o processo de realização da prova era encarado como um obstáculo em suas vidas. Pensando nisso, resolveram criar uma transformação conceitual, onde o obstáculo seria substituído pela oportunidade, tão importante que faria grande diferença na vida de quem está batalhando pelo sonho da faculdade.
No entanto, antes de começar a pensar no serviço, a necessidade de uma nova marca era eminente. Uma logo para carimbar a nova fase do processo. Criaram então uma identidade visual que representasse todas as portas que podem ser abertas na vida do candidato, com o uso dos benefícios que a prova acompanha.
Solucionar problemas de sistemas complexos quase que exige o uso do design thinking, inovação e cocriação. Foi o caso do ENEM, onde todas as pessoas ligadas ao serviço precisavam ser ligadas e receber a devida atenção, utilizando uma visão sistêmica de todo o processo.
O REDESIGN
Uma das maiores dificuldades dos participantes é encontrar informações sobre o processo, principalmente por meios oficiais, onde há garantia de que a informação é 100% verdadeira. Por isso, foi desenvolvido um folder voltado para este público, com todas as informações básicas mais detalhadas. Esse material seria distribuído em escolas de todo Brasil, tendo como foco novos alunos do Ensino Médio, que ainda não conhecem ou realizaram o exame.
Com o objetivo de divulgar o ENEM com uma imagem mais positiva e que se identifica com seu público, foi proposta uma campanha publicitária, com foco motivacional e encorajador. As peças seriam vinculadas em revistas, televisão e também pela internet. A campanha possuiria três fases que acompanhariam o processo, tendo temas diferentes para a fase: inscrição, de pré-prova e pré-resultados.
Para oferecer um experiência mais completa e imersiva para os candidatos, foi desenvolvido uma proposta de novo site e aplicativo, onde o estudante ou professor pode encontrar todas as informações sobre o ENEM, assim como dicas de estudo e como lidar com o estresse da prova. Integrado ao site, haveria um fórum, onde os participantes poderiam compartilhar dúvidas e grupos de estudo. O aplicativo teria integração com o Facebook, permitindo o usuário descobrir quais amigos também vão realizar a prova e em quais instituições.
Percebendo que uma das maiores reclamações dos candidatos é sobre a prova atual ser densa e cansativa, foi projetado um caderno que preza pela legibilidade e conforto visual. Através de uma tipografia adequada para leituras extensas, cores que destacam, áreas de respiro e hierarquia de informações, o resultado foi uma prova que não interfere no desempenho do candidato pela sua manifestação visual. Por via de um teste com prototipagem, todos os participantes tiveram preferência pela nova versão do exame.
A carta de confirmação foi refeita com o objetivo de seguir a linguagem utilizada em todas as peças anteriores do processo, integrando o candidato em sua jornada. Com informações importantes sobre seu local e data de exame, o indivíduo pode utilizar a carta como referência dia da prova, ou se preferir, também terá as mesmas informações disponíveis no aplicativo e site.
Como os fiscais também fazem parte do acontecimento, foi pensada uma nova forma de identificação, bem como a uma pré-seleção e treinamento dos mesmos, de forma que possam sanar as dúvidas dos candidatos e tratá-los da melhor formapossível. Tudo isso resulta em um maior conforto e bem-estar do participante.
Para oferecer a melhor comodidade possível para os candidatos, eles receberiam um “Kit Prova”, o qual consistiria de lápis, borracha, caneta, barra de cereal e uma garrafa de água. Com isso, ninguém esqueceria o material, tornando inclusive a chance de fraude (materiais com cola) bem menor. Além disso, pessoas com problemas de pressão ou alto nível de ansiedade teriam maior chance de manter seu desempenho, estando bem hidratados e alimentados.
E para finalizar, um mapa com toda a jornada do candidato durante a nova versão do exame. Desde a sua inscrição, passando por todos os processos, até o resultado e os dias após a sua divulgação. É notável o cumprimento do objetivo deste projeto, onde o candidato do ENEM sai de uma experiência conturbada, para imergir em um serviço acolhedor, encorajador e confiável.
Você pode conferir o projeto completo no Behance, clicando aqui.
Boa sorte no resultado do ENEM 2016! 🙂
Fonte: Design Culture