O acabamento brilhante dá ao cartão de visita uma aparência mais marcante tornando as cores mais vivas. Já na laminação fosca as cores aparentam mais palidez, porém geralmente transmitem uma sensação mais sofisticada.
Verniz brilho
Para atingir o resultado proposto, aplica-se alta concentração de verniz brilhante nos impressos. É comum a utilização em outros impressos, além dos cartões de visitas, como capas de brochuras, cardápios, capas de revistas, entre outros. É uma opção de alto impacto e proporciona proteção ao papel e cores mais vivas.
O que mais devo saber sobre a vernização dos meus cartões?
Este é, provavelmente, o acabamento gráfico mais requisitado e apresenta uma aplicabilidade abrangente. O verniz total brilho valoriza o material com brilho e lisura, sendo ousado e discreto ao mesmo tempo.
O verniz pode ser aplicado em toda arte, desde que nos papéis couché ou cartão. Em alguns casos, é chamado de verniz UV devido ao seu método de secagem que ocorre através da exposição à radiação ultravioleta.
Este acabamento pode ser aplicado em todo o cartão ou em apenas algumas regiões, quando acompanhado pela laminação fosca.
Laminação fosca
Com um efeito tátil sutil, este acabamento é sinônimo de sofisticação. A laminação age também como uma camada protetora da impressão e evita arranhões e manchas e é excelente para explorar cores.
O que mais devo saber sobre a laminação dos meus cartões?
A laminação do cartão de visita é produzida com vários cartões imposicionados em uma “folha grande” e é aplicada através do calor. Com a laminação, os cartões ficam mais resistentes e difíceis de rasgar e pode ser aplicada dos dois lados.
Existem alguns tipos de papel e gramatura que não “aceitam” este acabamento. Portanto, sempre consulte um profissional da área para verificar qual é a melhor opção para o seu cartão.
Esse acabamento também se aplica a folders, cartazes e qualquer tipo de impresso que desejar.
Outros acabamentos:
As laminações brilho e fosca são as mais utilizadas no segmento gráfico. Porém, existem outros tipos que podem (e devem) ser explorados, de acordo com a área de atuação da empresa.
Hot Stamping: é um sistema parecido com a tipografia, porém o clichê não recebe tinta. Ele é aquecido e pressionado contra uma fita coberta com uma fina camada de metal que faz derreter o material sintético. Assim, a camada metalizada se fixa ao papel ou embalagem. É utilizado para pequenos detalhes de logotipo ou destaque de pequenos textos e/ou imagens.
Relevo: esse acabamento tem como objetivo ressaltar a logo ou imagem, deixando-a sobreposta no material impresso. Pode ser utilizada em papéis com gramatura acima de 180g.
Então, é imprescindível que o mesmo cuidado que o profissional tem ao desenvolver a identidade de uma marca e, consequentemente o layout do cartão, ele estude qual é o acabamento que mais retrata as propostas da empresa. Com um elevado prestígio, a laminação fosca oferece um toque especial aos produtos visando um acabamento mais sofisticado. Mas, para chamar a atenção com cores mais brilhantes, pretos mais ricos e brilho mais visível, verniz é uma escolha forte.
Fonte: Printi